Aqui contamos histórias de pessoas em situação de vulnerabilidade no DF
Vulnerabilidade x Risco Social
Qual a diferença?
Primeiramente, essas duas palavras geram exclusão social. E originam-se de fatores políticos, culturais econômicos. Nós, do Caderno 61, contamos histórias de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social no DF. Então, nada mais justo do que diferenciar esses conceitos.
​
Geralmente, define-se quando indivíduos, grupos ou famílias têm privação ou dificuldade em deter algumas necessidades básicas, como saúde, educação, renda, segurança etc.
A fragilização de vínculos sociais e familiares é outro aspecto que explica a vulnerabilidade social. Imagine um indivíduo, jovem, de baixa renda. Imagine também que ele(a) more em uma cidade violenta. Essa pessoa desistiu da escola e a família passa por dificuldades financeiras.
A chance dele envolver-se na criminalidade, e até mesmo comprometer a segurança de sua família, é grande. Então, vulnerabilidade social é a exposição a perigos decorrentes da pobreza ou fragilização de vínculos familiares.
Ex. Desemprego, desistência escolar, envolvimento com crimes, prostituição etc.
​
​
É quando a situação de vulnerabilidade se agrava, gerando, assim, a violação de direitos. Por exemplo: violência física, sexual, abandono, escravidão, trabalho infantil etc.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois termos, leia a nossa matéria sobre o trabalho de um psicólogo que atende pessoas em risco social.